top of page

Você sabe como driblar a sua compulsão por doce??

  • gracieliferreira
  • 30 de abr. de 2015
  • 3 min de leitura

Confeitos loja.jpg

Você sabia que os doces viciam? O açúcar funciona como uma substância viciante muito semelhante à drogas como álcool e a cocaína, que age no sistema de nervos central, dando aquela sensação de alegria instantânea, que se você está de dieta, pode ser seguida por momentos de depressão.

Sim. Eu sou viciada em doce. E na minha dieta de redução de peso fiz uma redução significativa dos doces. Mas ainda que raramente eu os como em alguma ocasião especial ou algum momento que eu sinta muita falta dele.

Vamos conferir algumas dicas de como se controlar mais?

Pense nos seus objetivos: Você está de dieta para perder peso? Se a resposta é sim, esse doce realmente pode ser um problema. Tente reduzir ao máximo a sua ingesta, mas se consumir, preste atenção no saldo calórico do dia. Lembre-se que comer uma barra de chocolate inteira no final de semana, pode estragar o seu esforço da semana toda.

Pratique exercícios: Algumas das substâncias químicas que agem no sistema nervoso central desencadeadas no nosso organismo quando praticamos atividade física são as mesmas provocadas pela ingestão do doce.

Não tenha doces em casa: Deu aquela vontade desesperada? E o armário está vazio. Ótimo! Tenho certeza que você pensará duas vezes antes de sair de casa para comprar algo.

Coma uma fruta: As frutas, além de conterem açúcar do tipo frutose, são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Aquela maçã vermelhinha depois do almoço é uma boa opção.

Escolha o horário certo: Comer um doce depois do almoço faz com que sua absorção seja mais lenta e portanto engorde menos. As fibras presentes na refeição reduzem a absorção do açúcar.

Escove os dentes: Experimente e escovar os dentes logo após as refeições, antes mesmo de deixar a vontade de comer doce aparecer. Essa é uma dica pessoal que funciona para mim.

Divida a sobremesa: Que tal pedir aquela super sobremesa e dividir com o colega? Ou deixar para comer a outra parte no dia seguinte? É uma boa forma de poupar calorias e satisfazer sua vontade.

Congele as sobras: Sobrou aquela torta gostosa do final de semana? Congele em frações para comer no outro domingo.

Doe para os amigos: Quando você fizer aquele bolo gostoso no final de semana, coma um pedaço e dê o resto para os familiares, vizinhos ou porteiro. Dessa forma ele não ficará na sua vista a semana toda seguinte.

Cheire o chocolate: Enganar o cérebro com o cheiro do doce pode ser uma boa saída. O olfato ativa os preceptores do cérebro que respondem pelas emoções e dessa forma alivia a vontade.

Opte por sabores fortes: O chocolate amargo não contém tanto açúcar como os outros tipos, o que estimula a vontade de comer mais e mais. Além disso, ele contém propriedades antioxidantes benéficas.

Masque chiclete sem açúcar: O sabor refrescante do chiclete e o ato da mastigação reduz a fome e a ansiedade.

Faça sobremesas com teor de açúcar menor: Gelatina, pudins diets, sobremesas de frutas são algumas opções para aplacar a vontade.

Finalizando, o sucesso da dieta só depende de você. O doce está ali. Desenvolva uma boa relação com ele, do tipo “agora eu não quero você, ok?” ou “não adianta me tentar, sou mais forte que você”. Conversando consigo mesmo e aprendendo a dizer não, você conseguirá reduzir bastante essa louca vontade por açúcar.

Fonte: http://blogdamimis.com.br/2012/10/11/driblando-a-compulsao-por-doces/

 
 
 

Comments


Siga
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2014 por Saúde é Vida

 

bottom of page