Teste feito com protetores mostra que vários deles não cumprem o que dizem..
- gracieliferreira
- 20 de jan. de 2015
- 3 min de leitura
De 10 protetores solares, só 2 são 100% eficazes
Associação de consumidores avalia marcas populares
Proteção solar é fator indispensável para a sua pele, não importa a estação. No verão é mais comum notar os efeitos maléficos na exposição exagerada ao sol sem a proteção adequada. Da pele vermelha à queimaduras de primeiro e segundo grau, quem não se cuida sente, literalmente, na pele o lado negativo do sol.
A associação de consumidores PROTESTE avaliou dez marcas de protetores solar que prometiam em sua embalagem proteção fator 30. Para espanto geral, só 2 protetores passaram no teste. A associação realizou testes em laboratório que comprovaram que nem sempre os produtos mais caros são os melhores. Dentre diversas marcas, L´Oreal e Cenoura&Bronze foram as que apresentaram resultados satisfatórios. As duas e mais o protetor da Natura foram as únicas marcas a apresentar a proteção UVA, embora todos os rótulos indicassem que havia esse tipo de proteção.
Além disso, muitos produtos possuem uma substância potencialmente cancerígena em sua composição, o benzophenone-3. Ele é, inclusive, proibido em muitos países e aqui no Brasil a maioria dos protetores a têm. Segundo a pesquisa L’Oréal, Cenoura&Bronze e La Roche-Posay estão isentas desse item.
Veja o quadro completo:

Em resposta, a Sociedade Brasileira de Dermatologia reprovou a pesquisa dizendo que ela desestimulava o uso de filtro solar, o que seria um comportamento extremamente perigoso.
Quer saber mais detalhes da metodologia usada para o teste?
Para análise da rotulagem, a PROTESTE levou em conta a Resolução RDC nº 237, de 22 de agosto de 2002, que aprova Regulamento Técnico Sobre Protetores Solares em Cosméticos. E, na análise de composição, foi verificado se havia a presença de ingredientes potencialmente cancerígenos, como a Benzophenone-3, já proibido em outros países, por apresentar esterogenicidade e entrar na circulação sanguínea.
Para o teste de irritabilidade, em um grupo de 10 usuários, foi verificado se os produtos causavam algum tipo de irritação durante o uso.
Para verificar a viscosidade, foi usado um viscosímetro Brookfield, a 20ºC.
Para verificar se há perda do produto que permanece retido na embalagem, ela foi pesada antes e depois de ser retirado todo o conteúdo possível.
Para análise da hidratação foi medido o aumento da hidratação da pele após duas, quatro e seis horas de uma única aplicação padronizada de protetores, utilizando-se o aparelho Corneometer CM 825.
Na verificação de proteção UVB e UVA, foram seguidas as recomendações de organismos oficiais (EU, COLIPA, AFSSAPS), Method for in vitro Determination of UVA Protection, 2009 - COLIPA - Publicação de Diffrey e Robson para Fator de Proteção Solar (FPS) in vitro.
O teste para determinação de FPS foi realizado com o mesmo método utilizado para UVA, mas com diferentes comprimentos de onda. O método in vitro para fator de proteção solar PFPS foi escolhido devido a alguns fatores:
É um método objetivo e reprodutível;
Possibilidade de quantificar UVA e UVB com o mesmo método (mas com diferentes comprimentos de onda), para fazer a relação de proteção entre eles.
Para análise de fotoestabilidade do FPS in vitro, foi feita medição antes e depois da exposição do produto à radiação solar e ao calor de 40ºC, por uma hora.
Para análise da resistência à água, o FPS foi medido antes e depois da imersão em água a 22ºC, por 30 minutos.
A PROTESTE Associação de Consumidores é uma entidade civil sem fins lucrativos, independente de governos e empresas. Ela é mantida pelos seus mais de 280 mil associados ativos, pessoas físicas, que fazem da PROTESTE a maior atuante na defesa dos direitos dos consumidores brasileiros. A PROTESTE é perseguida em todos os níveis, inclusive judicialmente, por defender o consumidor ao expor os resultados de seus testes comparativos.
fonte: http://anamariabraga.globo.com/canais/noticias/de-10-protetores-solares-so-2-sao-100-eficazes.html0e20a34eaf8af5d7110c9d29b359339e
Comments