top of page

Veja agora, alguns animais peçonhentos!

  • gracieliferreira
  • 4 de dez. de 2014
  • 2 min de leitura

Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunica com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Portanto, peçonhentos são os animais que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa.

Ex.: serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, entre outros.

Já os animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões), provocando envenenamento passivo por contato (lonomia ou taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu). Dentre os acidentes por animais peçonhentos, o ofidismo é o principal deles, pela sua frequência e gravidade. Ocorrem em todas as regiões e estados brasileiros e são um importante problema de saúde, quando não se institui a soroterapia de forma precoce e adequada.

As serpentes são animais vertebrados, com as seguintes características:

- Corpo alongado coberto por escamas;

- Ausência de membros locomotores (patas), o que faz com que se arrastem pelo chão. Daí serem chamadas de répteis;

- Ausência de ouvido. As serpentes não escutam, elas sentem as vibrações do solo pelo próprio esqueleto;

- Língua bífida, ou seja, dividida em duas partes na ponta. Essa língua serve para explorar o ambiente e pegar pequenas substâncias suspensas no ar, encaminhando-as a um órgão localizado dentro da boca (órgão de Jacobson), e que desempenha função equivalente ao olfato;

- Olhos sem pálpebras, sempre abertos;

- Sangue "frio" (pecilotérmico), isto é, sua temperatura varia de acordo com a do ambiente;

No mundo todo existem, aproximadamente, 2.500 espécies de serpentes. Destas, 250 são conhecidas no Brasil, das quais 70 são consideradas peçonhentas e pertencentes a dois grupos, Crotalíneos e Elapíneos, e quatro gêneros, Bothrops, Crotalus, Lachesis e Micrurus, responsáveis por cerca de 20 mil vítimas por ano.

Os escorpiões são animais invertebrados. Apresentam o corpo dividido em tronco e cauda; quatro pares de patas, um par de ferrões (queliceras), um par de pedipalpos (em forma de pinça e que serve para capturar o alimento); um ferrão no final da cauda por onde sai o veneno.

As aranhas são animais carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos, como grilos e baratas. Muitas têm hábitos domiciliares e peridomiciliares. Apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome. No cefalotórax articulam-se os quatro pares de patas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras. Nas quelíceras, estão os ferrões utilizados para inoculação do veneno.


 
 
 

Comments


Siga
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2014 por Saúde é Vida

 

bottom of page